Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Início / Projetos / EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA MUNICIPAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA MUNICIPAL

Tipo: 
Projetos
Metas: 

Educação Ambiental e Coleta Seletiva Municipal

 

Caracterização do Local de Execução do Projeto:

O Projeto será executado nos 8 (oito) municípios consorciados, sendo que em suas sedes e em seus principais bairros, onde serão envolvidos e beneficiados moradores, feirantes, catadores e coletores de materiais recicláveis.

 

Duração do Projeto:

O Projeto será executado no período de 2 anos.

 

Componentes do Projeto:

Sustentabilidade das comunidades, Inclusão social e produtiva dos Catadores e Coletores de materiais recicláveis, controle social, fortalecimento da promoção da saúde, respeito ao saber, cultura e práticas locais, mobilização comunitária.

 

 

Justificativa:

A educação ambiental surgiu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento voltado à proteção da natureza.

A família e a escola devem ser os iniciadores da educação para a preservação do meio ambiente. Desde cedo a criança deve cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado que devemos ter para com o meio ambiente natural. É através dessa educação inicial que responsabilizará o educando para o resto de sua vida.

A educação ambiental em saneamento do meio ambiente, desenvolvido em comunidades urbanas e rurais brasileiras é uma atividade ainda bastante restrita, principalmente nos municípios da região Nordeste do País. Sua relevância é ainda maior quando se trata de comunidades carentes onde o acesso à saúde e a educação é comprometido pela falta de estrutura básica e pelas distâncias a serem percorridas para ter acesso a esses serviços, principalmente pela baixa renda. Há a necessidade de desenvolver ações de políticas públicas onde se desempenhem papel ativo na busca de soluções para os problemas encontrados e a possibilidade de tornar disponíveis às comunidades envolvidas, os resultados de investigações, de forma simples e compreensível, que podem servir de instrumento para melhor dimensionamento e eficácia dessas políticas públicas. O desenvolvimento de Projetos voltados para a preservação do meio ambiente e sua relação com a saúde da população, contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. O conhecimento da realidade contribuirá à medida que o projeto  volta-se para a solução dos problemas locais que deverão ser utilizados como tema gerador da educação  ambiental, e através do conhecimentos prévio da região em que o Projeto será inserido.

Será possível desenvolver com o público alvo, um pensamento crítico e inovador que se transforme em base sólida para o exercício pleno da cidadania preconizado pela Educação Ambiental, contribuindo para a mudança de atitudes e mentalidades.

O presente projeto se justifica pela importância que a educação ambiental tem nos dias de hoje, já que estamos vivenciando um tempo no qual os malefícios causados durante séculos ao meio ambiente acabaram por causar a poluição dos alimentos, solo, rios, mares e ar, de tal forma que observamos a cada dia, a falta de água potável, o crescente desmatamento, o aumento da temperatura global, os problemas de saúde relacionados a contaminação do ar, água, alimentos etc.

Além disso, vivenciamos outros problemas urbanos relacionados ao mau uso dos recursos naturais e negligenciamento da disposição correta dos resíduos sólidos como enchentes, proliferação de insetos, vetores e doenças, presença de lixões que contaminam o solo e os lençóis freáticos.

Diante desse quadro, um projeto que visa principalmente educar ambientalmente a população, sobretudo aqueles menos favorecidos que tem menor acesso a informação, vai de sobremaneira ajudar na diminuição dos fatores que geram riscos ambientais ao município e a saúde da população, além de ajudar o programa de coleta seletiva de resíduos sólidos que será implantado na cidade.

As ações que serão desenvolvidas no Projeto serão cruciais para o gerenciamento dos resíduos sólidos, e ajudará na redução, reutilização e reciclagem do lixo no município.

 

 

Objetivos

 

a) Objetivo geral:

Realizar um projeto de educação ambiental para conscientizar a população de cada município consorciado sobre a importância das boas práticas sustentáveis de higiene ambiental, onde as comunidades trabalhadas sejam atuantes na preservação e/ou minimização dos impactos ambientais causados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos nos municípios da Grande Aracaju.

b) Objetivos específicos:

·         Educar a população quanto à compreensão de separar os resíduos sólidos para a coleta seletiva;

·         Identificar soluções alternativas que envolvam os problemas causados pelo descarte indevido e inapropriado do lixo nos municípios;

·         Melhorar os indicadores de saúde nos municípios;

·         Auxiliar os multiplicadores nos processos estratégicos de decisão sobre saúde ambiental em suas localidades;

·         Capacitar os multiplicadores para a disseminação e o compartilhamento do conhecimento adquirido;

·         Promover o debate social sobre as relações de saúde, ambiente e desenvolvimento, no sentido de ampliar a participação da sociedade civil na construção de propostas e conhecimentos que garantam a qualidade de vida e saúde das populações em seus territórios;

·         Sensibilizar a população sobre a problemática que envolve os resíduos sólidos gerados na comunidade, destacando a importância da separação do lixo orgânico e inorgânico, identificando os locais e possibilidades de reaproveitamento, reutilização ou reciclagem para tais resíduos;

·         Desenvolver ações de promoção e proteção à saúde humana e ao meio ambiente.

 

 

Metas:

           

            - Realizar Encontros e seminários de mobilização e divulgação do projeto para o Público-Alvo a que se destina;

            - Realizar oficinas abordando diversos temas para comunidade (associações de moradores, feirantes, comerciantes, etc);

            - Realizar Seminários de sensibilização em Escolas Municipais e Estaduais.

            - Implantar a Coleta Seletiva nos municípios;    

Indicadores: 

INDICADORES

O processo avaliativo permeará no desenvolvimento de todo o projeto, de maneira sistemática, buscando os resultados alcançados, sempre ao final de cada uma das ações desenvolvidas.

Cabe abalizar, que o monitoramento e a avaliação correspondem a uma fase de fundamental importância para o êxito do projeto, por isso todo o trabalho de Educação Ambiental e Coleta Seletiva será acompanhado de maneira sistemática, devendo contemplar ampla participação dos envolvidos como também o uso de múltiplos focos e métodos, permitindo uma melhor visualização dos resultados a serem alcançados.

A avaliação do projeto ocorrerá concomitantemente junto às atividades realizadas, considerando as percepções dos grupos e famílias assistidos e dos técnicos envolvidos. Neles constarão uma descrição qualitativa e quantitativa das ações e o alcance dos objetivos propostos. A avaliação final ocorrerá com a condensação das sistemáticas e construção de um detalhado relatório, com descrição do alcance das metas, objetivos e indicador.

 

Resultados: 

RESULTADOS ESPERADOS:

 

  • Cidadãos conscientes quanto ao exercício da cidadania para promoção da educação em saúde ambiental;
  • Moradores sensibilizados e efetuando reaproveitamento, reutilização e/ou reciclagem dos resíduos;
  • Gerenciamento adequado dos resíduos sólidos urbanos dos municípios consorciados;
  • Diminuição do volume de lixo produzido e destinado para os aterros;
  • Geração de Emprego e Renda para Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis;
  • Envolvimento    da população   no desenvolvimento   do projeto, fortalecendo a participação social;
  • Melhoria da qualidade de vida da população.