ECONOMIA CIRCULAR DE EMBALAGENS NO BRASIL É TEMA DE PESQUISA ENTRE DOUTORANDO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E O CONSÓRCIO PÚBLICO DA GRANDE ARACAJU
O Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju - CONSBAJU, participou na manhã desta segunda-feira (19), por videoconferência, de pesquisa sobre a Institucionalização da Economia Circular de Embalagens no Brasil.
A economia circular se apresenta como um modelo regenerativo e restaurativo, que tem como objetivo, manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, diferente ao modelo linear de extração, transformação, consumo e descarte, que causa desequilíbrios ambientais, sociais e econômicos.
A pesquisa que está sendo desenvolvida por alunos do PPGA Prostgraduate Programme in Managemmente University of Brasília UNB, e foi coordenada pelo doutorando, Jorge Alfredo Cerqueira Streit, e o CONSBAJU foi representado pelo superintendente, Evaldino Calazans. Conforme Jorge Alfredo, “a gestão de resíduos sólidos tem consumido parte significativa do orçamento dos municípios brasileiros. Torna-la mais eficiente traz benefícios diretos à saúde e ao bem estar da população. Logística reversa e Economia Circular devem fazer parte do vocabulário dos gestores, e o Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju – CONSBAJU, deu um importante passo”.
Ainda de acordo com o doutorando, unir o conhecimento acadêmico com a prática cotidiana tende a resultar frutíferas consequências e a parceria entre UNB e CONSBAJU é um exemplo prático da busca por melhorias econômicas, sociais e ambientais para a região.
Fonte: CONSBAJU